segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Transtorno Bipolar: Causas, Sintomas e Tratamento.


O que é transtorno bipolar?
O transtorno bipolar, também conhecido como transtorno maníaco-depressivo, é uma das doenças mentais mais tratáveis. Porém, sem tratamento, o transtorno bipolar causa sofrimento mental, distúrbios na vida familiar, performance ruim no trabalho, e comportamento imprudente ou perigoso.

Sintomas do transtorno bipolar:
Uma pessoa com transtorno bipolar sofre alterações de humor, desde mania até a depressão, com períodos de “normalidade” entre esses ciclos. A duração desses ciclos varia desde alguns dias até vários meses e eles podem ocorrer sem aviso.
Durante a fase de mania, a pessoa pode sofrer dos seguintes sintomas:

* Sentir-se como “no topo do mundo” e ter abundância de energia,
* Parecer falar e pensar rapidamente.
* Expor numerosas idéias.
* Pensar que é invencível.
* Ter comportamentos imprudentes ou perigosos para si e outros ao redor.
* Ter delírios de fama.
* Acreditar que tem relacionamento especial com alguém famoso.
* Sofrer de falta de sono, ser facilmente distraída e freqüentemente irritável.
Durante a fase depressiva, podem aparecer os seguintes sintomas:
* Sentimento de falta de esperança.
* Perda de todo o interesse em outras pessoas e atividades usuais.
* Sofrer flutuação de peso.
* Sentimento de cansaço contínuo.
* Dormir mais que o comum ou ter insônia.
* Queixa de dores inexplicáveis.
* Problemas de concentração.
* Risco de suicídio.

Causas:

As causas do transtorno bipolar pode ser genética, problemas relacionados aos neurotransmissores, sociais assim adquiridos com o decorrer do tempo, ou até mesmo psicológico. Não há uma razão específica que generaliza todos os casos, assim faz com que as causas variem dependendo de cada pessoa. As situações cotidianas estressantes para todos podem ser motivos para o desencadeamento da doença, mas problemas que envolvem a família considerados como hereditários podem ser levados em consideração.
A doença pode se desenvolver em várias fases da vida, sendo desde a infância até a fase adulta, os sintomas do transtorno bipolar são bem claros e podem ser diagnosticados facilmente.
 
Tratamento:
 
O tratamento para o transtorno bipolar é feito com medicamentos que auxiliam no equilíbrio do humor da pessoa, e devem certamente ser receitadas pelo médico que avaliar o seu caso. Jamais o paciente deve se automedicar, fato esse que causaria graves consequências ao invés da melhora da doença. O correto nesses casos é procurar um médico assim que houver suspeita da doença para que possa evitar sofrimentos ao paciente e dificuldades em sua vida de maneira geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário