sábado, 21 de abril de 2012

A importância do Dia 21 de Abril.

430565 21 de abril Dia de Tiradentes 21 de abril: Dia de Tiradentes
Tiradentes é considerado um herói nacional.

No dia 21 de abril comemora-se o Dia de Tiradentes,  sendo esta uma ótima oportunidade para conhecer a história deste personagem que contribuiu com a história brasileira. Apesar de simbolizar um acontecimento histórico importante do país, poucas pessoas sabem quem foi Tiradentes e o que ele fez para se tornar motivo de um feriado nacional.

O Mártir da Inconfidência Mineira

Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, nasceu no dia 12 de novembro de 1746 em Pombal, cidade  mineira que atualmente leva o seu apelido. Ao longo da sua vida ele desempenhou vários papéis, sendo militar, comerciante, tropeiro, minerador e até mesmo dentista.
O grande momento da vida de Tiradentes foi quando ele se envolveu na Inconfidência Mineira, uma revolta que se fundamentou na capitania de Minas Gerais com o objetivo de derrubar a Coroa Portuguesa. Os revolucionários queriam o fim do domínio dos colonizadores e almejavam um país livre.

430565 21 de abril Dia de Tiradentes 1 21 de abril: Dia de Tiradentes
 Tiradentes foi um dos membros da Inconfidência Mineira, que lutou pela independência do país.

A gota d’água para que os mineiros realizassem o movimento foi a escassez das jazidas de ouro, que fez com que a Coroa arrecadasse mais impostos na capitania. Insatisfeitos com a situação, os membros da classe mais abastadas resolveram se reunir para tomar uma providencia, entre eles estava Tiradentes.
Tiradentes e seus companheiros tinham o plano de tornar o Brasil independente através da Inconfidência Mineira. No entanto, havia um traidor entre os revolucionários, Silvério dos Reis foi até o palácio contar para o governador sobre os planos do movimento libertário. Assim, a Coroa Portuguesa foi obrigada a tomar medidas para punir as pessoas envolvidas.
A Rainha Maria I ordenou que o principal responsável pela revolta fosse sacrificado e coube a Tiradentes enfrentar a sentença. No dia 21 de abril de 1792 ele foi enforcado e esquartejado no Rio de Janeiro. Os pedaços do corpo foram expostos nos principais lugares das pregações dos revolucionários, sendo que a cabeça foi exposta em praça pública em Vila Rica. Este gesto iria servir de exemplo para que ninguém mais desafiasse o poder da Coroa.

430565 21 de abril Dia de Tiradentes 2 21 de abril: Dia de Tiradentes
Ele foi enforcado e esquartejado no dia 21 de abril de 1792.

A importância do Dia 21 de abril

Apesar da morte cruel sofrida por Tiradentes, sua atuação na Inconfidência foi muito importante para que o Brasil desse o primeiro passo rumo à independência. Hoje, Joaquim José da Silva Xavier é lembrado como herói nacional e patrono cívico do país, por isso o dia 21 de abril.
 
fonte:wwwomundodastribos.com 
 

Um comentário: