sábado, 14 de abril de 2012

Emergência e Urgência, Qual a Diferença?

Você já viu em hospitais, ambulâncias, prontos-socorros e postos de atendimento, placas com os enunciados: urgência ou emergência?
Creio que respondeu “sim”, pois são termos muito comuns aos tipos de ambientes citados acima.

Mas como diferenciá-los? Parecem ter o mesmo significado, não é mesmo?
Como diferenciar algo que é urgente de algo que é emergente? Não é tão simples, pois os significados destes vocábulos são semelhantes, porém, no âmbito da saúde, são totalmente diferenciados, até por uma questão de encaminhamento.

 Emergência é quando há uma situação crítica ou algo iminente, com ocorrência de perigo; incidente; imprevisto. No âmbito da medicina, é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato. Por isso, em algumas ambulâncias ainda há “emergência” escrita ao contrário e não “urgência”.


 Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte. Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, contudo, possuem um caráter menos imediatista. Esta palavra vem do verbo “urgir” que tem sentido de “não aceita demora”: O tempo urge, não importa o que você faça para tentar pará-lo.

 No entanto, há situações de emergência que necessitam de uma intervenção urgente, ou seja, que não podem se prolongar.

A diferença concentra-se mais no campo da medicina. Por exemplo: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergência. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue são urgência.


Atualmente, na maioria das ambulâncias só vem escrita a palavra AMBULÂNCIA, já que o encaminhamento é feito na chegada ao hospital, e ao motorista só basta saber que deve abrir caminho.

 fonte:wwwbrasilescola.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário