quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Doenças Sexualmente Transmissíveis

"Antigamente, elas se chamavam doenças venéreas, isto é, doenças de Vênus, ou doenças do amor. Apesar do romântico nome genérico, a denominação de cada uma dessas doenças não era nada romântica (sífilis, gonorréia, cancro mole) e elas chegavam a matar. Depois, vieram os antibióticos que, extremamente eficientes no combate a esses males, mudaram o panorama. Então, podia até ser considerado prova de virilidade ter uma 'doença do mundo' ou 'doença feia'.... Atualmente, elas se chamam doenças sexualmente transmissíveis". 


 Gonorréia

Corrimento amarelado (pus) que sai do pênis, causando ardor para urinar, apresentando mau cheiro. No caso das mulheres, 70% não apresenta sintomas. No caso das mulheres que apresentam sintomas, eles são semelhantes aos dos homens.

 Cancro Duro

Cancro duro é o nome que se dá à manifestação inicial da sífilis. Aproximadamente entre o décimo e o trigésimo dia, após o contágio, surge nos genitais uma ferida que não dói, não coça, não arde. A ferida desaparece espontaneamente, após um prazo, entretanto a doença continua a progredir e ser transmitida. 

Sífilis

Doença causada pela bactéria Treponema pallidum, capaz de infectar qualquer órgão ou tecido. A bactéria atinge o organismo através de pequenas lesões na pele, nas mucosas, ou pela corrente sangüínea.
Após a primeira fase, do cancro duro, cerca de dois meses após o sumiço da ferida, aparecem manchas avermelhadas em toda a pele, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Caso não seja tratada, depois de alguns anos, pode afetar o cérebro, o coração e outros órgãos.
Quando uma mãe, com sífilis, passa a doença para o bebê, chama-se sífilis congênita, que pode trazer sérias complicações de saúde à criança. 


 Herpes Genital

O herpes inicia-se com coceiras, seguidas de ardor nos órgãos genitais. Posteriormente, surgem pequenas bolhas, que estouram e se transformam em pequenas lesões dolorosas. Estas desaparecem espontaneamente, após um prazo aproximado de dez dias. Entretanto as lesões retornam, ciclicamente, sem tempo definido, principalmente se o portador tem uma baixa em seu sistema imunológico, que pode ser causada por estresse, desgastes emocionais ou físicos, exposição excessiva ao sol, alimentação inadequada. Médicos advertem que não existem remédios capazes de curar o herpes.

 Clamidíase

Também conhecida como uretrite ou cervicite inespecífica e uretrite não-gonocócica, a Clamidíase é caracterizada por corrimento uretral escasso, translúcido e, geralmente, matutino. Pode, no entanto, ser reconhecida apenas pelo ardor uretral ou vaginal, muitas vezes o único sintoma. Raramente a secreção pode ser abundante e purulenta.

Se não tratada, a Clamídia pode permanecer por anos contaminando as vias genitais dos pacientes. Mesmo sem sintomas, o portador segue transmitindo a doença. De acordo com o Dr. Fábio Moherdaui, a Clamidíase é uma das doenças mais comuns entre as mulheres e pode ser de difícil diagnóstico: localiza-se do colo do útero para cima e é, muitas vezes, assintomática. Sendo assim, junto com a Gonorréia, a Clamidíase pode ter por complicação a doença inflamatória pélvica, que vem a ser uma das causas de mortalidade feminina. 


  Tricomoníase

Doença causada por um protozoário e transmitida sexualmente, a Tricomoníase se localiza, na mulher, na vagina ou em partes internas do corpo e, no homem, só nas partes internas. Os principais sintomas são o corrimento amarelo-esverdeado, volumoso, com mau-cheiro, dor durante o ato sexual, ardência e dificuldade para urinar e coceira nos órgãos sexuais. O tratamento deve ser para o casal. 
 
Cancro Mole

Surgimento de uma ou mais feridas dolorosas, com pus, mau cheiro, no pênis, no ânus ou na vulva. As feridas podem apresentar sangramento. Além disso, podem surgir gânglios na região da virilha, que se estiverem inflamados podem soltar pus.



Condiloma Acuminado

Causado pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), pode se transmitir durante o de contato sexual, de qualquer espécie. São verrugas que crescem em torno dos órgãos genitais e ânus, geralmente indolores podendo causar coceira e, em alguns casos, sangramento. Esta doença é conhecida, popularmente, por Crista de Galo e, se não tratada, pode evoluir para cânceres, como os de útero, a partir das lesões que causam no colo do útero. 

 Candidíase

Segundo o Dr. Antônio Barbato, a Candida Albicans é uma das muitas espécies de fungos e a mais comum a provocar uma infecção genital. Habita além da mucosa vaginal, o estômago, intestino, pele e boca, causando corrimento branco e espesso, coceira e ardência. Sabe-se que algumas situações favorecem o surgimento da infecção: atividade sexual, alguns antibióticos, anticoncepcionais, a gravidez, a menopausa, desequilíbrios hormonais, situações de estresse, roupas sintéticas muito justas.
O Comitê Internacional, assessor para assuntos relacionados às DSTs da OMS, definiu que a Candidíase não seria mais considerada uma DST, uma vez que em 98% das 
 ocorrências, ela é causada por outros motivos que não os sexuais. A Candidíase é uma das doenças femininas mais comuns, sendo observada inclusive entre crianças e idosas. , etc. 


  Hepatite B

Doença que causa a infecção do fígado com o vírus da Hepatite do tipo B. O vírus pode ser transmitido pelo sangue, sêmen e secreções vaginais e, até, pela saliva. Os sintomas mais comuns, dentre outros, são: falta de apetite, febre, vômitos, náuseas, diarréia, icterícia, dores articulares. Convém destacar que a hepatite pode trazer uma série de conseqüências, como: a hepatite crônica, cirrose hepática, câncer do fígado, coma hepático e, até mesmo, a morte. Infelizmente, não existem remédios para combater diretamente o agente da doença. Todavia, pode-se tratar dos sintomas. 
Especialistas indicam repouso domiciliar até que se finde o mal-estar, que poderá durar, em média, quatro semanas. Embora não se deva ingerir bebidas alcoólicas, não há nenhuma restrição alimentar. 

 Úlceras Genitais

Feridas que aparecem no local onde o agente causador da doença entrou no organismo (pênis, vagina, ânus, boca). As lesões possuem aspecto de pequenas bolhas de tamanho e duração variados, que podem ou não causar dor.
Médicos alertam que não é possível afirmar com segurança qual é a doença causadora das feridas. A sífilis, o herpes genital, o cancro mole, dentre outras, se apresentam desta maneira. Além disso, pode ocorrer a associação de mais de uma doença, ao mesmo tempo. 


Aids(Sida)

Síndrome da deficiência imunológica adquirida é uma condição que resulta na supressão do sistema imune relacionada à infecção pelo vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus). Uma pessoa infectada com o vírus HIV perde gradativamente a função imune de algumas células imunológicas denominadas CD4 linfócitos-T ou CD4 células-T, tornando a pessoa infectada vulnerável à pneumonia, infecções fúngicas e outras enfermidades comuns. Com a perda da função imune, uma síndrome clínica (um grupo de várias enfermidades que, em conjunto, caracterizam a doença) se desenvolve com o passar do tempo e eventualmente pode causar a morte devido a uma infecção oportunista (infecções por organismos que normalmente não causam mal algum, exceto em pessoas que estão com o sistema imunológico bastante enfraquecido) ou um câncer.


Transmissão da DST.

A transmissão de todas estas doenças só ocorre através do contato íntimo com a pessoa infectada, porque todos os organismos causadores morrem rapidamente se forem removidos do corpo humano. Apesar da área de contato ser normalmente as genitais, a prática de sexo anal e oral pode também causar infecções.

Apesar das doenças venéreas se manifestarem na genitália externa, elas podem atingir a próstata, o útero, os testículos e outros órgãos internos. Algumas dessas infecções causam apenas uma irritação local, coceira e uma leve dor, porém a gonorréia e clamídia podem causar infertilidade em mulheres.


Como evitar Doenças Sexualmente Transmisíveis (DST's), ou amenizar suas conseqüências?

ANTES


Evite múltiplos(as) parceiros(as)

Escolha bem o(a) parceiro(a). Familiarize-se com seus hábitos e caráter antes de ir para a cama com ele(a)

O ato sexual responsável é salutar e evita diversos dissabores

Álcool e drogas não rimam com sexo seguro

Excitação descontrolada costuma ofuscar ou ocultar o perigo do contágio, preocupe-se também com o dia seguinte
Abstendo-se hoje de um contato sexual suspeito, você estará evitando uma abstinência sexual prolongada. Caso você seja contaminado(a), certamente seu médico recomendará abstinência sexual por períodos que podem variar de semanas a meses.

A prevenção é muito mais barata que qualquer tratamento. Além de preservar sua integridade física, evita contratempos na escola, trabalho ou lazer pelo tempo gasto em visitas ao médico e laboratórios de análises clínicas.

DURANTE

Evite parceiros(as) que exalam mau cheiro do corpo ou genitais
*É um dos sinais de descuido com a saúde e higiene

Desconfie de qualquer secreção ou corrimento incomuns dos genitais

Aborte o ato já iniciado, se perceber erupções, manchas, feridas ou cortes nos genitais no corpo do(a) parceiro(a),

O preservativo deve ser usado sempre, mesmo que sua eficiência seja reduzida em certos casos de algumas DST's 


DEPOIS

Consumada a relação sexual, levante-se e tome banho com água e sabão, lavando bem os genitais

Não esqueça de urinar para "lavar" a uretra. Mesmo que isto atrapalhe o "clima" ou seja pouco romântico

SE DESCONFIAR QUE ESTÁ INFECTADO
Procure seu médico
Avise o(a) parceiro(a) que também procure um médico
Abstenha-se do sexo até que seu médico lhe diga o contrário

SE ESTIVER INFECTADO 

 
Evite qualquer contato sexual, ou íntimo, até ser liberado por seu médico

Siga todos os conselhos e prescrições do seu médico

Comunique ao seu médico qualquer alteração inesperada ou "novidades" no seu quadro clínico

Não tome decisões de suspender, alterar, trocar ou acrescentar medicamentos

Não antecipe seu retorno às atividades sexuais baseado em melhoras clínicas aparentes

Jamais recorra aos balcões das farmácias, evite a auto-medicação e ceda à tentação de usar o remédio infalível aconselhado pelo amigo ou parente
*Tanto o farmacêutico quanto o atendente da farmácia, o amigo ou o parente, têm boas intenções mas não o conhecimento necessário nem a responsabilidade exigida para o manejo de tais casos.



Faça sexo com segurança use camisinha.

fonte:wwwdst.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário