segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Dormir após o almoço ajuda a desestressar.



O tão sonhado cochilo após o almoço, a chamada sesta, é, comprovadamente, bom para a saúde. É o que revela estudo realizado por psicólogos e neurocientistas da faculdade Allegheny College, nos Estados Unidos. Com a pesquisa, observaram que 45 minutos de sono após o almoço pode ter efeitos revigorantes e propiciar um bom desempenho  no trabalho.

A fim de avaliar os benefícios do sono diurno na recuperação cardiovascular, 85 pessoas foram divididas em dois grupos, sendo que um deles teria de dormir pelo período de 45 minutos depois do almoço, enquanto o outro grupo ficaria acordado. Posteriormente, todos passaram por testes de estresse, o que demonstrou uma baixa pressão arterial entre aqueles que permaneceram em repouso. 
De acordo com cientistas, a justificativa para tal benefício é que esse fenômeno seria comandado pelo cérebro, mais precisamente pelo sistema nervoso central, que é dividido em simpático e parassimpático. O primeiro acelera e o segundo coloca um freio nas funções fisiológicas. Importante destacar, porém, que a sesta não substitui o noturno, já que apenas na escuridão o cérebro desperta o hormônio melatonina, fundamental para um sono completo.


www.saudeempautaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário