segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Hiperatividade Infantil.


Na realidade, determinar qual o nível normal de atividade de uma criança é um assunto controverso.
A expectativa dos pais em relação ao comportamento de seus filhos normalmente inclui um certo grau de bagunça e desobediência, características que são aceitas como indicativos de saúde e inteligência infantil.
Só que algumas crianças atravessam essa barreira e simplesmente deixam de ser adoráveis diabinhos e passam a ser um verdadeiro transtorno na vida dos pais, professores e quem mais estiver a sua volta. O mal-comportamento crônico é uma queixa constante entre os pais de crianças hiperativas.
Esses pequenos parecem simplesmente ignorar as regras de convívio social e tendem a receber o rótulo de "más" seja na escola, seja na família. No entanto, é preciso deixar claro que as crianças hiperativas não são, de forma nenhuma, más. Essas crianças têm energia demais e, por isso, se metem em mais encrencas do que a média. Além disso, elas não se convencem facilmente e não conseguem se concentrar na argumentação lógica dos pais já que essas crianças têm extrema dificuldade em sentar e dialogar.
Seu comportamento é a conseqüência de um ciclo vicioso: A criança não se comporta e com isso chama atenção para si. Quem está em volta tende a fazer qualquer coisa para parar a "cena" e acaba fazendo o que a criança quer. Na próxima oportunidade a criança já sabe que acabará conseguindo o que quer no final e não vê motivo para não repetir a falta de comportamento. Como se vê, nessa situação o adulto é o culpado e não a criança já que é ele que acaba cedendo e desistindo de educar a criança. Além do mau comportamento, as crianças hiperativas tendem a dar uma canseira física em quem está a sua volta. Isso porque elas literalmente não param um segundo. Só que toda essa energia não precisa ser desperdiçada em bagunça e destruição.
Bem orientada, a criança hiperativa aprende a canalizar sua energia para atividades construtivas, como a prática de um esporte. O diagnóstico da hiperatividade só pode ser feito por um terapeuta, por isso é importante levar a criança a um especialista se houver dúvidas quanto ao seu comportamento. Mas mesmo antes de um diagnóstico conclusivo, é imprescindível que os pais de crianças consideradas "difíceis" tomem certas atitudes em relação ao seu filho:
  •  Dar muita atenção à criança, mesmo que isso signifique um esforço extra ao final de um dia de trabalho
  •  Nunca colocar-lhe um rótulo de "má" ou dizer frases do tipo "você não tem jeito" ou "desisti de te educar"
  •  Repetir claramente as regras de comportamento sempre que uma situação de risco (como uma ida ao supermercado) estiver para acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário