segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ansiedade: Sintomas, Causas e Tratamento.


A ansiedade é uma perturbação psíquica caracterizada por um estado quase constante e permanente de inquietação, preocupação, angústia,  intranquilidade, desassossego, ansiedade, medo, etc. que provoca um mal estar e uma tensão constante.
A pessoa está sempre numa tensão constante e com "medo de algo" que ela não conhece nem sabe definir.
Ela sente-se intranquila e as situações á sua volta criam-lhe muitas vezes um mal estar que ela não consegue definir nem controlar.
Este pestado de espírito altera negativamente a vida da  essoa e leva-a a afastar-se da realidade á sua volta, acabando muitas das vezes por prejudicar a sua vida e os seus relacionamentos.
Mudança de emprego, de casa, casamento, etc. ou qualquer situação que implique mudança podem criar um estado de grande ansiedade e agitação na pessoa que sofre de ansiedade.

Sintomas

Por vezes a pessoa que sofre de ansiedade, sente uma necessidade de estar sempre a fazer coisas por forma a fugir do seu estado emocional para que se sinta melhor.
Normalmente as pessoas ansiosas são "nervosas", apreensivas e têm dificuldades na concentração e de reflexão.
Como sofrem de uma agitação e mal estar constante por vezes têm dificuldade em dormir ou têm um sono não reparador podendo ter sonhos e pesadelos ou um sono leve o que as leva a sentirem-se cansadas ou com pouca energia durante o dia.
Por vezes existem sensações corporais como excesso de transpiração, taquicardia, transtornos respiratórios, dores de estômago, más digestões, perturbações intestinais e outras alterações do sistema nervoso autónomo.
Algumas vezes este estado de espírito agrava outras situações como alergias, dermatites, e outras devido ao stress e ansiedade constantes.

Os sintomas de ansiedade podem ser tanto físicos como mentais. Eles incluem:
  • Pulsação e/ou respiração acelerada
  • Palpitação ou batimentos cardíacos aumentados
  • Boca seca
  • Suor
  • Tremor
  • Respiração curta
  • Fraqueza
  • Dormência ou formigamento de mãos, pés ou outras partes do corpo
  • Sensação de "bolo na garganta"
  • Problemas de estomago
  • Insônia
  • É normal sentir uma certa dose de ansiedade. Ela pode faze-lo estudar para uma prova; e pode alerta-lo para procurar segurança quando estiver em perigo. Entretanto, a ansiedade se torna anormal quando acontece sem motivo aparente ou quando é muito intensa, interferindo no seu dia-a-dia.
Causas:

Os sinais de que a pessoa tem predisposição para desenvolver algum transtorno de ansiedade são: insegurança, medo e pessimismo (ela sente que está mais propensa do que os outros de passar por acontecimentos ruins).
O trabalho estressante pode, sim, ocasionar a ansiedade generalizada, mas, no caso do pânico, ele serve apenas de gatilho. Por trás desse tipo de ansiedade, pode haver muito mais. "Geralmente, acontece quando a pessoa passa também por mudanças, como o nascimento de um filho, um divórcio, uma promoção no emprego ou uma ameaça de demissão."

Tratamento:

Por vezes usa-se a psicoterapia para dar uma ajuda nesta situação assim como a prática de exercícios relaxantes como o yoga, tai-chi e outros exercícios físicos por forma a libertarem o stress e a descontraírem a pessoa.
No entanto há que fazer um outro género de trabalho para que se localizem as causas por detrás da ansiedade e para que dessa forma se consigam trabalhar e eliminar as causas da ansiedade.

Uma das nossas maiores fontes de ansiedade é o desejo de controlar a realidade. Às vezes queremos que as coisas sejam exatamente da maneira que achamos ideal, sem considerar muitas vezes, que o que desejamos pode não ser o melhor naquele momento. Mesmo assim, tentamos forçar os acontecimentos ou entramos num estado de ansiedade e medo, tão grande que o que mais desejamos acaba por não se concretizar. Somos ensinados, desde pequenos, a “fazer as coisas acontecerem”. O mundo nos cobra uma ação permanente, afirmando que somente os que correm atrás é que conseguem sair vencedores. Este ensinamento carrega em si a ilusão da onipotência, pois considera que a vida é tecida somente por nossos desejos. É importante, sim, lutarmos para alcançar nossos objetivos e nossa força de vontade tem um papel importante em nossas conquistas. Mas, tudo tem um tempo certo para acontecer. Por isso, a ansiedade e a pressa podem, muitas vezes, gerar um efeito inverso, fazendo com que afastemos com a negatividade de nossa mente, o alcance de nossos objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário