quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Saiba como identificar os motivos do choro do seu bebê.

Chorar é a forma que os bebês têm para comunicar suas necessidades. Dor, cólicas, agitação, fralda suja, assaduras, cansaço, fome, carência são uns dos motivos de choro de ordem física.  
O choro dos bebês muitas vezes leva as pessoas a terem dúvidas a respeito de como lidar com eles. A psicóloga Cynthia Boscovich explica que nem sempre o choro do bebê significa que ele está sofrendo, entretanto cada situação tem uma característica diferente e cada bebê tem sua forma de comunicar isso, daí a importância de se conhecer cada criança para poder compreendê-la.  
"Geralmente o bebê com dor sinaliza onde está doendo. Por exemplo, com dor de barriga, ele pode esticar as perninhas, com dor se ouvido, pode passar a mão no rosto. Com sono, o choro lembra irritação, parece incomodado. Porém cada bebê tem o seu jeito até de sentir dor, uns são mais sensíveis enquanto outros resistem mais às dores, por isso é preciso conhecê-lo. Mas não é possível conhecer um bebê sem estar com ele, sem prestar os cuidados de forma constante e regular", afirma.  
Conforme o bebê cresce, ele vai mudando a forma de se comunicar e aprende a balbuciar, a demonstrar contentamento ou descontentamento com sinais corporais, como aceno de cabeça, sorrisos ou expressões faciais.  
Mas o que fazer quando o bebê não para de chorar?  
Segundo Cynthia Boscovich, é importante manter a calma quando o bebê chora sem parar. "A tranquilidade dos pais facilita compreender o motivo pelo qual o bebê está chorando e a observar os sinais que ele dá. Uma vez identificada a causa do choro é importante atendê-lo o mais rápido possível. Além disso, os pais devem oferecer momentos de afago e carinho para acalmá-lo e tranquiliza-lo", orienta.  
A referência para descobrir o que o bebêzinho necessita é avaliar o tipo de choro: se é escandaloso, agudo, prolongado, irritado entre outros. Existem algumas interpretações para o choro que podem ajudar os pais a entender o que o bebê está tentando expressar. 

 Conheça algumas delas:

Cólicas: choro agudo e prolongado. O bebê enruga a testa, cerra os olhos e fica com o abdômen distendido.







Desconforto: choro irritado e seguido de movimentos corporais.





Manha ou birra: choro irritado e escândalos.

Sensibilidade: choro manhoso que cessa quando o pega no colo. 








Medo e susto: choro acompanhado de pequenos saltos, olhos arregalados.






Dor: choro alto e incontrolável.








fonte:wwwcuidadomaterno.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário