sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Psicopatas: Você Pode Estar Convivendo Com Um.

A psicopatia tem o nome científico de transtorno de personalidade antissocial. Trata-se de uma perturbação psicológica que se caracteriza por uma deturpação do caráter. O psicopata carece de sentimentos, é insensível, indiferente os sentimentos alheios, manipulador das pessoas, egocêntrico ao extremo, não sente remorso nem sentimento de culpa com relação aos atos cruéis que pratica. Apesar disso é dotado de um raciocínio que, muitas vezes, chega a ser brilhante. Nos casos mais graves estão incluídos os serial killers, sádicos etc.

Causas
A psicopatia ainda é um mistério para a psiquiatria e a psicologia. Há inúmeros estudos e discussões a respeito do tema, sem que se chegue a uma conclusão definitiva. Pesquisas recentes apontam, com relativa certeza, três causas principais para o distúrbio: disfunções cerebrais/biológicas (ou traumas neurológicos), predisposição genética e traumas psicológicos na infância (assédio moral ou sexual, negligência, violência, separação dos pais etc.)

Principais características

No caso dos homens, a psicopatia geralmente se manifesta antes dos 15 anos. Já nas mulheres, pode ficar oculta por muitos anos, talvez porque as psicopatas são mais discretas. Nelas, o distúrbio tende a se manifestar no início da idade adulta e as acompanha até o fim da vida. Algumas características de um psicopata são:
  • Desrespeito e violação dos direitos dos outros, que ocorrem desde os 15 anos.
  • Fracasso em se adaptar às normas sociais;
  • Fracasso em fazer planos para o futuro;
  • Irritabilidade e agressividade, frequentes lutas corporais ou agressões físicas.
  • Desrespeito irresponsável pela segurança própria ou alheia.
  • Irresponsabilidade indicada por um repetido fracasso em manter um comportamento conveniente no trabalho ou de cumprir obrigações financeiras;
  • Ausência de remorso, indicada por indiferença ou racionalização por ter ferido, maltratado ou roubado outra pessoa.
  • Conduta sexual exagerada e inadequada, via de regra com vários parceiros, sem qualquer ligação afetiva.

Os psicopatas são indivíduos exemplares, bem educados e gentis, sociáveis e simpáticos. Têm fama de bem comportados, são os que causam menos confusões em escolas e ambientes de trabalho. Costumam receber elogios de professores, chefes, colegas de trabalho e funcionários. São indivíduos que a maioria das pessoas jamais imaginaria serem capazes de alguma atrocidade. Quando cometem algum tipo de crime, as pessoas que os conhecem ficam surpresas e têm dificuldade em acreditar nas histórias.. Um ponto comum entre os psicopatas é o ambiente familiar, Todo psicopata tem um ambiente familiar conturbado, marcado por constantes discussões e brigas.
 
Tenha muito cuidado, porque aquela pessoa bonita, elegante, simpática e inteligente que você conhece e que tanto atrai você, pode estar planejando o seu assassinato. Sabe como é, hoje em dia, nunca se sabe…
 www.vocesabianet
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário