terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A doença de Alzheimer e suas fases.

A doença de Alzheimer começa a se mostrar com pequenos esquecimentos, evoluindo até a pessoa não conseguir mais sair da cama, o que em alguns casos pode levar até 20 anos para acontecer.

Fase inicial

Os idosos começam a ter perda de memória e, frequentemente, esquecem a comida no fogo, onde deixaram as chaves, a carteira e outros objetos pessoais. Além disso, aparecem sinais da dificuldade em reconhecer amigos, pessoas da família e lugares conhecidos.



A perda de memória é mais evidente, a capacidade de decisão fica alterada e, na maioria dos casos, a pessoa não percebe essas mudanças. Nesse momento, revelam-se também alguns outros sintomas, como dificuldade em nomear e identificar objetos, sons e formas, e problemas para fazer movimentos precisos – como copiar um desenho. A desorientação, tanto de espaço quanto de tempo, torna-se um risco, pois o idoso pode se perder facilmente na rua.
Após algum tempo, as transformações na linguagem também ficam mais evidentes. A dificuldade de nomeação evolui para as perdas de identidade, compreensão e capacidade de conversar. Outros sinais característicos desse estágio são as idéias paranóicas e persecutórias, a agitação, a agressividade, os distúrbios de sono e os questionamentos repetitivos.

 Fase avançada

Todas as funções mentais estão prejudicadas, o problema de fala progride para a mudez, e as pessoas ficam dependentes para todas as atividades do dia-a-dia, inclusive para as mais simples, como comer, fazer xixi, tomar banho, trocar de roupa e andar.


Conhecer os estágios dessa doença pode dar a sensação de que não há nada a fazer, e que as pessoas estão simplesmente fadadas a ficarem na cama. Contudo, o progresso dessa doença é lento e gradual, por isso algumas medidas devem ser tomadas para preservar o máximo de tempo possível a independência e a segurança do idoso, além de sua qualidade de vida.

fonte:marianaterapeutaocupacional.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário