quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Detran-PR vistoria pistas de moto em 737 autoescolas.

O Detran - PR (Departamento de Trânsito do Paraná) vai vistoriar os 737 Centros de Formação de Condutores que oferecem pistas de moto para aulas práticas de candidatos à carteira de habilitação tipo A. Até agosto deste ano, técnicos da CRT (Controladoria Regional de Trânsito) vão visitar autoescolas de todo o Estado e fiscalizar a estrutura e a segurança das pistas.
  A primeira fase vai dar prioridade as 215 pistas que nunca foram vistoriadas pelo órgão. Equipes já visitam 97 CFCs em Curitiba e região metropolitana e, a partir da segunda-feira (6), farão vistoria em Londrina, iniciando assim o calendário de ações no Interior.
A principal preocupação é padronizar as pistas, conforme as normativas vigentes desde 2009. O controlador-chefe da CRT, Cleto do Amaral Cattani, alegou que muitas irregularidades já foram flagradas.
- Nesta semana, encontramos pistas sem condições para aula, com mato no asfalto, rampas próximas a buraco ou cercadas por arame farpado, condições que colocam em risco a vida do futuro motorista.


Punição

Segundo Cattani, nos casos em que a equipe do Detran comprovar possibilidade de acidentes, a autoescola será imediatamente impedida de usar a pista e oferecer o curso para motociclistas. Já para casos que exijam adequação, o prazo para efetuar as mudanças será de 30 dias. - Serão vistoriados quatro itens principais: padrões de segurança, alterações no projeto apresentado ao Detran antes da construção da pista, biometria para registrar presença nas aulas e estrutura básica oferecida ao aluno, como banheiros, local coberto e condições de asfalto.
Os CFCs que tiverem dúvidas e necessitem de auxílio podem procurar a equipe da Controladoria. No site, no menu Prestadores de Serviços, é possível encontrar um modelo de pista que compreende todos os itens obrigatórios e a disposição sugerida.  
Os usuários que estão matriculados em uma autoescola e querem fazer uma reclamação ou denúncia sobre a situação da pista em que são realizadas as aulas práticas de moto podem entrar em contato com a ouvidoria do Detran, pelo e-mai ouvidoria@detran.pr.gov.br.

fonte:noticiasr7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário