terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Por que Suamos?


O SUOR É UM LÍQUIDO PRODUZIDO PELAS GLÂNDULAS SUDORÍPARAS, constituído por água na qual se encontram dissolvidos sais minerais e outras substâncias. Quando ocorre um aumento da temperatura da pele, as glândulas sudoríparas produzem suor, que provoca um arrefecimento do organismo. O corpo de um indivíduo adulto é dotado de mais de três milhões de glândulas sudoríparas, que são capazes de produzir até 12 litros de suor por dia.
As glândulas sudoríparas desenvolvem-se na infância, em resposta ao meio ambiente. Por conseguinte, as pessoas que vivem em zonas quentes desenvolvem um maior número de glândulas sudoríparas, o contrário sucedendo nos habitantes em zonas frias.
PARA ARREFECER O CORPO, a principal razão porque suamos reside no ajuste da temperatura do corpo. De fato, o suor constitui o mecanismo de arrefecimento corporal, e inicia-se sempre que as condições ambientais ou que o esforço físico induzem um aumento da temperatura corporal.
A título de exemplo, depois de tomar banho todos sentimos uma brisa fresca no corpo, quando este ainda está molhado. Este efeito refrescante é o resultado de algo que se denomina “calor de vaporização”, um fenômeno que ocorre quando a água aderente à superfície da pele se evapora, provocando a diminuição da temperatura do corpo.
O suor reduz a temperatura do organismo por um mecanismo idêntico. Independentemente do calor e da intensidade do exercício físico, a temperatura mantém-se sempre perto dos 36,5 graus centígrados, graças ao suor.


fonte:Alessandro Assis 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário