quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O que é Lupus.

O lupus é uma doença auto-imune crônica que pode danificar qualquer parte do corpo (pele, articulações e/ou órgãos). Crônica significa que os sintomas tendem a durar mais do que 6 semanas e freqüentemente por muitos anos.

No lupus algo vai errado com o sistema imunológico, o qual luta contra vírus, bactérias e outros germes. Normalmente o sistema imunológico produz proteínas chamadas anticorpos que protegem o corpo desses invasores. Auto-imune significa que o sistema imunológico não consegue diferenciar os organismos invasores e os tecidos saudáveis do corpo. 
No lupus o sistema imunológico cria auto-anticorpos que atacam e destroem tecidos saudáveis. Esses auto-anticorpos causam inflamação, dor e danos a várias partes do corpo. Quando as pessoas falam de lupus, geralmente se referem a lupus eritematoso. Esse é o tipo de lupus mais comum.

Embora lupus possa afetar quase qualquer órgão, para muitas pessoas a doença afeta apenas poucas partes do corpo. Por exemplo, uma pessoa com lupus pode ter joelhos inchados e febre. Outra pessoa pode ficar sempre cansada ou ter problemas renais. Outros podem ter feridas na pele.

Geralmente o lupus desenvolve-se lentamente, com os sintomas indo e vindo. Para a maioria das pessoas o lupus é uma doença moderada. Porém, para outras, ele pode causar problemas sérios. Mesmo que o lupus seja moderado, é uma doença séria que precisa de tratamento. Lupus pode danificar órgãos e ser uma ameaça à vida se não tratado.

Quem tem maior probabilidade de desenvolver lupus

Qualquer um pode ter lupus, porém 90% dos pacientes são mulheres. As mulheres negras têm três vezes mais probabilidade de desenvolver lupus que as brancas.  

Causas do lupus

O lupus não pode ser contraído de outra pessoa. A causa do lupus é desconhecida. Provavelmente mais de um fator está envolvido no desenvolvimento do lupus. Alguns fatores que suspeita-se possam estar envolvidos com o desenvolvimento do lupus são:
* Ambiente (luz solar, estresse, certos medicamentos e vírus).
* Hormônios (lupus é mais comum em mulheres durante a vida fértil).
* Problemas com o sistema imunológico.

Sintomas do lupus

Os sinais de sintomas de lupus variam de pessoa para pessoas. Alguns têm apenas poucos sintomas, enquanto outros têm mais. Os sintomas do lupus também tendem a aparecer e sumir. Os sintomas comuns de lupus são:
* Dor e rigidez na articulação, como ou sem inchaço.
* Dores musculares.
* Febre sem causa conhecida.
* Cansaço.
* Rachaduras na pele.
* Anemia.
* Problemas de raciocínio e memória.
* Problemas renais sem causa aparente.
* Dor no peito ao respirar profundamente.
* Sensibilidade à luz.
* Perda de cabelo.

Diagnóstico do lupus

O lupus pode ser de diagnóstico difícil. Ele é muitas vezes confundido com outras doenças. Muitas pessoas têm lupus por algum tempo antes de conseguir o diagnóstico. Caso tenha sintomas, informe seu médico imeditamente. Nenhum teste único pode dizer se a pessoa tem lupus, mas o médico pode descobrir de outras formas como: histório médico, histórico familiar, exame físico completo, biópsia, e testes de sangue e de urina.


Fonte:copacabanarunners.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário