terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ALHO: UM SANTO REMÉDIO

 As propriedades medicinais e os benefícios que o alho traz à saúde são de há muito conhecidas. O alho tem sido considerado a “maravilha das drogas” herbáticas, com a reputação folclórica de “curar desde um simples resfriado até a peste bubônica”. Tem sido muito usado na medicina herbática (fitoterapia). Cru, tem sido aplicado no tratamento de alguns sintomas da acne, e há algumas evidencias de que pode ajudar na administração dos níveis de colesterol. Pode ser usado até como repelente natural de mosquitos.
Em geral, quanto mais forte o sabor do alho maior o teor de enxofre, portanto, maior o seu valor medicinal. Algumas pessoas sugerem que o alho orgânico tende a ter mais enxofre ainda.
Alguns preferem consumir os suplementos do alho (pílulas e cápsulas) o que evita o hálito de alho.

A ciência moderna mostrou que o alho é um poderoso antibiótico, embora de ação generalizado, não específica a algum tipo de infecção., com a grande vantagem de que o organismo parece não desenvolver resistência conta ele, o que possibilita um benefício à saúde e capacidade curativa contínua, ao longo do tempo.

Ante oxidante

Dois estudos mostram que o alho – especialmente o envelhecido – podem ter um poderoso efeito ante oxidante. Os ante oxidantes ajudam a proteger o corpo contra os “radicais livres”.

Ante coagulante

Pela sua característica ante coagulante, é recomendável para pessoas com pressão arterial elevada, não sendo recomendado o seu consumo pra pessoas recém submetidas a cirurgias.

Desobstrui as vias respiratóriasPor na boca um dente de alho cru, levemente ferido, desobstrui as vias respiratórias, sendo possível até que sejam repelidas crises de asma.


Efeitos colaterais

1. Quando consumido cru e em grande quantidade pode trazer problemas ao sistema digestório.

2. Pela sua característica ante coagulante, não é recomendado o seu consumo pra pessoas recém submetidas a cirurgias.

3. Alergias ao alho podem apresentar resseca mento da pele, elevação da temperatura do corpo (estado febril) e dor de cabeça.

fonte:wwwfelipex.com


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário