O Mártir da Inconfidência Mineira
Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, nasceu no dia 12 de novembro de 1746 em Pombal, cidade mineira que atualmente leva o seu apelido. Ao longo da sua vida ele desempenhou vários papéis, sendo militar, comerciante, tropeiro, minerador e até mesmo dentista.
O grande momento da vida de Tiradentes foi quando ele se envolveu na Inconfidência Mineira, uma revolta que se fundamentou na capitania de Minas Gerais com o objetivo de derrubar a Coroa Portuguesa. Os revolucionários queriam o fim do domínio dos colonizadores e almejavam um país livre.
A gota d’água para que os mineiros realizassem o movimento foi a escassez das jazidas de ouro, que fez com que a Coroa arrecadasse mais impostos na capitania. Insatisfeitos com a situação, os membros da classe mais abastadas resolveram se reunir para tomar uma providencia, entre eles estava Tiradentes.
Tiradentes e seus companheiros tinham o plano de tornar o Brasil independente através da Inconfidência Mineira. No entanto, havia um traidor entre os revolucionários, Silvério dos Reis foi até o palácio contar para o governador sobre os planos do movimento libertário. Assim, a Coroa Portuguesa foi obrigada a tomar medidas para punir as pessoas envolvidas.
A Rainha Maria I ordenou que o principal responsável pela revolta fosse sacrificado e coube a Tiradentes enfrentar a sentença. No dia 21 de abril de 1792 ele foi enforcado e esquartejado no Rio de Janeiro. Os pedaços do corpo foram expostos nos principais lugares das pregações dos revolucionários, sendo que a cabeça foi exposta em praça pública em Vila Rica. Este gesto iria servir de exemplo para que ninguém mais desafiasse o poder da Coroa.
A importância do Dia 21 de abril
Apesar da morte cruel sofrida por Tiradentes, sua atuação na Inconfidência foi muito importante para que o Brasil desse o primeiro passo rumo à independência. Hoje, Joaquim José da Silva Xavier é lembrado como herói nacional e patrono cívico do país, por isso o dia 21 de abril.
fonte:wwwomundodastribos.com
me ajudou muito. valeu.
ResponderExcluir